O avanço na comunicação científica

five-stars-of-online-journal-articlesDe acordo com artigo publicado no Open citations and Related Work, as cinco estrelas de artigos de periódicos online são:

★   A revisão pelos pares   – Verifique se o seu o seu artigo é revisado por pares, para fornecer garantia de seu valor acadêmico, qualidade e integridade.

★   Open Access  – Certifique se os outros têm livre acesso sem custo para o seu artigo publicado, para garantir a maior utilidade possível e maior número de leitores.

★   Conteúdo enriquecido –  Use todo o potencial das tecnologias da Web e padrões da Web para fornecer interatividade e enriquecimento semântico ao conteúdo do seu artigo online.

★  Conjuntos de dados disponíveis  – Certifique-se que todos os dados que suportam os resultados do relatório são totalmente publicados sob uma licença aberta, com metadados suficientes para permitir a sua re-interpretação e reutilização.

★  Metadados Machine-readable  – Publicar metadados legíveis para que estes possam ser descobertos automaticamente.

Segundo o texto, todas elas são complementares formando um conjunto que realmente ajudará a alavancar a comunicação científica online.

Leia o artigo na íntegra…

Fonte: Open citations

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s