Práticas integrativas e complementares no SUS é tema de evento

Fiocruz Pernambuco debate os serviços de práticas integrativas e complementares no SUSprogramacao_seminario_fiocruzpe_2016_interna

O Seminário Avaliação Nacional de Serviços de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: Desafios e Perspectivas acontece dias 17 e 18 de maio, na Fiocruz Pernambuco.O evento é direcionado a profissionais, gestores e estudantes interessados no tema.

No primeiro dia, aberto ao público, serão apresentados os resultados de dois estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Saberes e Práticas em Saúde, da Fiocruz PE: Inquérito Nacional das Práticas Integrativas e Complementares no SUS, com palestra da pesquisadora Islândia Carvalho e Análise do Custo de Serviços Especializados em Práticas Integrativas, com abordagem da professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Adriana Falângola.

Antes da abertura do evento, ocorrerá um aulão de Tai Chi Chuan, às 8h, em frente ao prédio do Centro de Pesquisas. A aula será repetida às 17h, encerrando as atividades no dia 17 de maio.

No segundo dia do evento, aberto só para convidados, será discutida coletivamente a construção de indicadores de avaliação de serviços de PICs no Sistema Único de Saúde (SUS).

O seminário é uma promoção da Fiocruz Pernambuco, em parceria com o Grupo de Pesquisa Economia Política da Saúde da UFPE, o Ministério da Saúde e a Secretária de Saúde do Recife.

PICs – As práticas integrativas e complementares são caracterizadas pela Organização Mundial de Saúde como Medicina Tradicional ou Medicina Complementar. Esse termo significa um conjunto diversificado de ações terapêuticas que difere da biomedicina ocidental, incluindo práticas manuais e espirituais, com ervas, partes animais e minerais, sem uso de medicamentos quimicamente purificados, além de atividades corporais, como tai chi chuan, yoga, lian gong. Outros exemplos de PICs são: acupuntura, reiki, florais e quiropraxia.

Fonte: FIOCRUZ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s