Saúde bucal do idoso é o foco do “Envelhecer Sorrindo”

Criado em 1999, o Envelhecer Sorrindo, programa da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), atende a dezenas de pessoas com mais de 60 anos que precisam de assistência odontológica – restauro de obturações, colocação de prótese, cirurgias odontológicas.

O foco do Programa é a saúde bucal do idoso oferece às pessoas com mais de 60 anos assistência odontológica, que inclui arteterapia para reduzir estresse.

A equipe do Envelhecer Sorrindo é composta de 30 profissionais, entre dentistas, cirurgiões-dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e psiquiatras.

Enquanto aguardam atendimento, eles escolhem se querem jogar cartas, dominó, pintar, ler revistas, assistir à TV ou apenas conversar com os funcionários e alunos de diversos cursos da universidade.

O foco do programa não é só realizar um serviço odontológico, mas também estimular a mastigação, a fala, a deglutição adequada após a inserção de uma prótese, por exemplo. Se a equipe de saúde suspeitar de outros problemas, o paciente é encaminhado aos serviços da USP, como, por exemplo, os departamentos do Hospital das Clínicas (HC).

A responsável pela iniciativa, a dentista Maria Luiza Moreira Arantes Frigério conta que, em 2012, o governo britânico destinou mil libras ao programa pela importância de sua ação social. Além disso, em 2006, o Envelhecer Sorrindo conquistou um prêmio no 14º Festival de Cinema de Gramado, na categoria Vídeos Sociais.

Mais informações:
Telefones (11) 3091-7882, 3091-8285
e-mails mlmafrig@usp.br e rstegun@usp.br

Fonte: Imprensa Oficial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s