FMUSP desenvolve pesquisa em câncer colorretal

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) estão trabalhando no que pode ser considerada a maior pesquisa em câncer colorretal do País. Indivíduos da Zona Leste da cidade de São Paulo, mulheres e homens, com idades entre 50 e 75 anos serão recrutados para o estudo.

O professor José Eluf, da FMUSP, é coordenador do estudo e informa que o câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer mais comum no País, e o segundo no estado de São Paulo, excluindo o câncer de pele não melanoma. A previsão de conclusão da pesquisa é de seis meses.

A pesquisa “Rastreamento de Câncer Colorretal” é uma ação conjunta da FMUSP com a Atenção Primária à Saúde (APS) Santa Marcelina, parceira da Secretaria Municipal de Saúde na gestão de Unidades Básicas de Saúde da rede municipal, em território da Zona Leste, que compreende os bairros Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus e São Miguel.

Além da FMUSP e Santa Marcelina, a pesquisa envolve a Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp) e conta com a participação do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), além do apoio das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde de São Paulo.

saiba mais…

Fonte: Jornal da USP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s