Manual discute doação de órgãos após a eutanásia

Um manual clínico discute a forma de abordar o tema da doação de órgãos após a eutanásia

Um novo guia prático aborda o tema controverso da doação de órgãos após a eutanásia, fornecendo aconselhamento para os médicos cujos pacientes solicitaram a eutanásia e desejam oferecer os seus órgãos para quem os necessita. O manual foi publicado no American Journal of Transplantation.

Em todo o mundo, a eutanásia ou o suicídio assistido, é considerado cada vez mais como um direito legal de pacientes com certas condições médicas devastadoras. Em algumas situações, os pacientes que procuram a eutanásia também podem solicitar a doação de órgãos após a sua morte. Com isto em mente, Jan Bollen, LLM, MD, estudante de PhD do centro medico da Universidade Maastricht na Holanda, e colegas desenvolveram um manual para situações onde a eutanásia pode ser combinada com a doação de órgãos.

“A eutanásia persiste como um problema ético cercado de polêmica, mas os membros do nosso grupo de trabalho tentaram não para julgar esta questão”, disse Bollen. “Dado que a doação de órgãos após a eutanásia é legalmente possível na Holanda, consideramos a utilidade da criação de um manual prático. Embora, inicialmente, se considerou um manual regional, atualmente é usado em vários hospitais na Holanda. Não se concentra em questões éticas, embora estas devam ser identificadas cuidadosamente e posteriormente abordadas”. Por exemplo, um médico deve abordar a possibilidade de doação de órgãos, quando visita um paciente que deseja realizar a eutanásia?

E o que acontece se um paciente quer doar seu coração através da remoção sob anestesia geral, essencialmente, efetuando eutanásia pela remoção do coração?

O manual fornece um marco dos aspectos médicos e logísticos da doação após a eutanásia dentro dos limites médicos, legais e éticos da lei na Holanda. “Se um paciente pede a seu médico a eutanásia e deseja doar seus órgãos, o nosso manual prático ajuda o médico a conhecer os passos e, a saber, que a doação de órgãos após a eutanásia é uma opção real,” disse Bollen.

Jan Bollen et al, Organ donation after euthanasia A Dutch practical manual. American Journal of Transplantation, 2016; DOI: 10.1111/ajt.13746 (Acesso disponível nos computadores da USp ou VPN).

Fonte: UERJ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s