Zika vírus pode causar uveíte

Estudo liderado por João Marcello Furtado, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) identificou pela primeira vez problemas oculares causados pelo vírus da zika em adultos.

O estudo publicado em 22/06/2016, na revista The New England Journal of Medicine, descreve o caso de um homem de cerca de 40 anos que teve sintomas de zika associados a uma inflamação no interior dos olhos conhecida como uveíte.

Segundo Furtado, até agora a comunidade científica pensava que a zika adquirida causava apenas conjuntivite, embora a zika congênita causasse problemas oculares mais graves.

 

No caso estudado, um homem de cerca de 40 anos, atendido em janeiro deste ano em Ribeirão Preto, apresentou sintomas compatíveis com a zika, associados a olhos vermelhos. Inicialmente, os médicos acreditaram que se tratava de uma conjuntivite. Mas a avaliação oftalmológica mostrou a presença de uveíte. Além de Furtado, participaram da pesquisa Benedito Antonio Lopes da Fonseca, Tomás Teixeira Pinto, Taline Klein e Danillo Espósito, todos ligados à FMRP.

As uveítes podem ser causadas por agentes infecciosos – como vírus, bactérias ou protozoários – ou por doenças autoimunes.

O paciente, após tratamento a base de corticóide, não teve a acuidade visual afetada.

A inflamação dentro do olho, na parte anterior, tem como possíveis complicações o desenvolvimento de catarata e aumento da pressão do olho. Caso essas complicações ocorram de maneira prolongada, podem levar ao desenvolvimento de glaucoma, por isso a necessidade de tratamento imediato e adequado, de acordo com Furtado.

Fonte: APM

Um pensamento sobre “Zika vírus pode causar uveíte

  1. Minha filha de 11 anos passou por esta complicação. Foi diagnosticado a uveíte após o quadro de zika vírus. Percebo que ainda é desconhecido pela população.

Deixe um comentário