Oficinas de Comunicação e Saúde

O setor de Mobilização do Canal Saúde está com a agenda aberta para a realização de novas oficinas de Comunicação e Saúde no segundo semestre de 2016. Trata-se de uma atividade formativa gratuita: os custos de deslocamento e estadia dos profissionais que ministram a oficina são de responsabilidade do Canal Saúde. No entanto, é necessária a parceria com uma entidade local (Conselho de Saúde, Secretaria de Saúde, ONG…), que fica responsável apenas por mobilizar os participantes (ou seja, convidar e garantir a presença de possíveis interessados) e oferecer local para a realização da formação (geralmente uma sala ou auditório). O público prioritário é formado por conselheiros de saúde, jornalistas, assessores de imprensa, articuladores da saúde, além de gestores, técnicos e profissionais do SUS.

O conteúdo da oficina é ajustado com a entidade parceira de acordo com a demanda dos participantes, e geralmente inclui temas como: comunicação como direito humano; relações entre comunicação e saúde; produção audiovisual; mídia e SUS; assessoria de imprensa; planejamento de comunicação; novas tecnologias e redes sociais, entre outros. Por meio de exposições, debates e exercícios em grupo, os participantes trabalham o desenvolvimento de uma comunicação mais qualificada e melhor planejada estrategicamente, de modo a fortalecer a apropriação do SUS pela população com ações focadas no usuário. A duração da atividade varia de um a três dias, conforme o caso.

São oficinas como as que foram realizadas em 2015 em Natal (RN), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte; em Curitiba (PR), durante a 11ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná; e em Belém (PA), em conjunto com o Conselho Estadual de Saúde do Pará (leia notícias sobre estas oficinas na página da Mobilização do Canal Saúde: http://www.canal.fiocruz.br/mobilizacao/).

A Mobilização no Canal Saúde

Trata-se da área da emissora voltada para o diálogo com nosso público prioritário: profissionais de saúde, conselheiros, gestores, assessores de comunicação dos órgãos de saúde pública e demais operadores do SUS. Uma das atividades principais da Mobilização é promover debates sobre a comunicação e educação em saúde. Para tanto, apoia e realiza, em todo o país, oficinas, palestras e workshops sobre comunicação e saúde e sobre o uso do audiovisual para mobilização popular.

 

Para levar essa atividade para sua localidade, entre em contato com o Canal Saúde pelo e-mail: mobilizacaocanal@fiocruz.br ou então pelo telefone (21) 3194-7712.

Fonte: Canal Saúde

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s