Programa Recomeço ajuda dependentes

drogasO Programa Recomeço é uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo para ajudar os dependentes químicos, principalmente os usuários de crack, oferecendo tratamento e acompanhamento multiprofissional ao paciente e aos seus familiares. As ações são coordenadas entre as Secretarias Estaduais da Saúde, da Justiça e Defesa da Cidadania e do Desenvolvimento Social e facilitam o acesso ao tratamento médico e apoio social e, quando necessário, a internação dos dependentes em centro de referência, incluindo comunidades terapêuticas e moradias assistidas. O trabalho também é integrado com o Poder Judiciário, com a participação do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil, que acompanham os trabalhos e os casos que precisam do apoio ou interveniência destes organismos.

O Recomeço Família foi criado e agora faz parte do programa para que, por meio de entidades e profissionais especializados articulados pelos CICs – Centro de Integração da Cidadania, as famílias possam receber orientação e apoio em como proceder e colaborar na recuperação e reinserção do dependente.

Por intermédio do CRATOD, Centro de Referencia de Álcool, Tabaco e Outras Drogas, localizado na Rua Prates, 165, em São Paulo, já foram encaminhados para tratamento 4.367 dependentes químicos, desde janeiro de 2013 até 27 de maio de 2014. Destes, 1.118 vieram da chamada cracolândia, localizada na região da praça Júlio Prestes em São Paulo, graças a trabalho desenvolvido por Conselheiros das Secretarias Estaduais da Saúde e Desenvolvimento Social que, desde dezembro 2013 atuam nas ruas daquela região oferecendo apoio aos dependentes químicos.

Foram lançadas também iniciativas para apoiar o dependente químico que está em tratamento a ter acesso à capacitação e recolocação profissional. Por meio do programa Via Rápida, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, e parcerias com organizações da sociedade, eles têm acesso a diversos tipos de treinamento.

Acesse o Programa e saiba mais: http://programarecomeco.sp.gov.br/

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s