Tratamento de dor sem remédios

Cientistas do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) estão estudando duas técnicas para tratamento de dor que já são usadas com frequência, principalmente em clínicas de fisioterapia, mas ainda sem base científica sólida para explicar seu mecanismo de funcionamento.

A aplicação de laser de baixa intensidade e a mobilização neural, técnica em que o profissional realiza movimentos e alongamentos nos membros do paciente, são estratégias que parecem apresentar resultados positivos na prática para a diminuição da dor, mas, na literatura científica, ainda não havia trabalhos consistentes sobre o assunto.

“Só nos últimos 10 anos começaram a ser feitas pesquisas em animais, em que se pode tirar tecidos e conseguir uma resposta sobre qual é a base molecular envolvida”, diz a professora Marucia Chacur, do ICB-USP. Ela apresentou os trabalhos desenvolvidos por sua equipe nesta terça-feira (30/08), na 31ª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), em Foz do Iguaçu.

saiba mais…

Fonte: G1

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s