Parasitologista é homenageado na USP

A Universidade de São Paulo (USP) e a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promovem, dia 13 de setembro, das 10h às 17h, o seminário Samuel Barnsley Pessoa: Ciência e saúde pública no Brasil.

O evento acontece no Centro de Apoio à Pesquisa em História Sérgio Buarque de Holanda (CAPH), do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, em São Paulo.

Durante o seminário, serão lançados o site e o inventário dos arquivos de Pessoa (1898-1976) e de sua mulher, Jovina Pessoa (1897-1988). O conjunto documental do casal, sob a guarda do CAPH desde 2011, recentemente foi organizado a partir de cooperação com a COC, sob a supervisão de Aline Lopes de Lacerda.

Um dos mais destacados parasitologistas do Brasil até meados da década de 1970, Pessoa é autor de um manual que se converteu em referência obrigatória na bibliografia dos cursos médicos no País. Catedrático de parasitologia médica da Faculdade de Medicina da USP entre 1931 e 1955, ele ensinou, escreveu e disseminou o que se chama hoje de “determinantes sociais da saúde”. Jovina, por sua vez, atuou de forma engajada em causas sociais e, assim como o marido, foi militante comunista.

A programação do evento inclui duas mesas-redondas. Da primeira, que abordará a trajetória política e científica de Samuel Pessoa, participarão André Mota (Museu Histórico FMUSP), Carlos Henrique Paiva e Gilberto Hochman (COC/Fiocruz), e Erney Camargo (Instituto Biociências/USP), com coordenação de Márcia R. Barros da Silva (FFLCH/USP).

mais informações…

Local:
Centro de Apoio Apoio à Pesquisa em História Sérgio Buarque de Holanda (CAPH) – Departamento de História/FFLCH/USP – Térreo
Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo – SP

Fonte: Fiocruz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s