Jogo digital da Fiocruz auxilia contra depressão

 

Contato – um jogo sobre depressão, criado pelo Núcleo de Jogos Digitais do Multimeios do Icict/Fiocruz enfoca a questão da depressão, um dos principais gatilhos da ideação suicida.

O objetivo do jogo é identificar as pessoas com transtorno de espectro depressivo e tentar aproximá-las de uma rede de amigos para que recebam suporte e possam ser encaminhadas a um profissional de saúde. Cada “partida” dura apenas dois minutos e ganha quem consegue ajudar o maior número de pessoas.

“A ideia se originou da bolsista que trabalha no Núcleo, que disse desejar trabalhar com algum tema ligado à saúde mental”, afirma o coordenador do Núcleo, Marcelo de Vasconcellos. “Acabamos decidindo em conjunto pela depressão, devido ao grande número de casos e ao fato de que, apesar disso, ainda restam muitas dúvidas e equívocos sobre a doença entre a população”. De fato, segundo dados da OMS, entre 1990 e 2013, o número de pessoas que sofrem de depressão e ansiedade aumentou em 50%, pulando de 416 milhões para 615 milhões de pessoas em todo o mundo – o problema afeta a 10% da população mundial. Segundo pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), do Rio Grande do Sul, em artigo publicado no Journal of Affective Disorders, analisaram a epidemiologia da doença no Brasil a partir de dados de mais de 60 mil pessoas obtidos na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). A prevalência de indivíduos com risco aumentado para a depressão no país, foi de 4,1¨%, o que significa que 5,5 milhões de brasileiros sofrem com transtornos de espectro depressivo.

O jogo, ainda em fase de testes finais, já pode ser acessado e está disponível para as plataformas PC e MAC, mas ainda sem previsão de ser lançado em tablet ou celular. “É um jogo bem simples, justamente porque objetiva focar nesta mensagem para o público leigo”, afirma Vasconcellos. Vasconcellos aposta no “caráter inovador das mídias digitais” para falar ao público sobre saúde:  “o SUS depende enormemente da Comunicação em Saúde e os jogos digitais são uma mídia inovadora de comunicação que pode atingir públicos diferenciados, muitas vezes resistentes às mensagens dos meios tradicionais. O próprio caráter inovador do jogo – jogos digitais ainda são vistos como iniciativas originais e interessantes – ajuda na divulgação”, afirma.

Fonte: Fiocruz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s