Medidas para prevenção da dor em bebês

Uma pesquisa internacional do grupo “Seja Doce com os Bebês”, que conta com a participação de cientistas brasileiros, está sugerindo três medidas simples e praticamente sem custo que ajudam a reduzir a dor em recém-nascidos durante situações comuns como vacinações e coleta de sangue para exames.

O projeto, que vem sendo desenvolvido desde 2013, identificou que o aleitamento materno, o contato pele a pele ou introdução de soluções adocicadas como sacarose e glicose durante procedimentos dolorosos reduzem a dor nos bebês.

A professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Ana Claudia Vieira está participando do estudo. Segundo a Dra. o objetivo é fazer com que a sociedade, pesquisadores, clínicos, pacientes, gestores e elaboradores de políticas públicas sejam beneficiados pelos resultados dos trabalhos.

O projeto conta também com a colaboração do grupo de pesquisa da professora Mariana Bueno, da USP.

A pesquisa usa um questionário postado em página do Facebook chamada de “Seja doce com os bebês”. A enquete é voltada aos pais e profissionais de saúde em contato com recém-nascidos, a fim de colaborar com as investigações, suas conclusões e recomendações.

Também está disponível vídeo, desenvolvido pela coordenadora do projeto, professora Denise Harrison, e sua equipe de pesquisadores (traduzido em vários idiomas, inclusive o português), onde são mostradas e explicadas as três medidas eficazes e de baixo custo para a redução da dor em neonatos.

Fonte: HC-UFPel

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s