Entrega do Prêmio USP de Direitos Humanos 2015

Amanhã, 9 de novembro de 2016, a Universidade de São Paulo (USP) promove a cerimônia de entrega do Prêmio USP de Direitos Humanos 2015, que homenageia o médico e escritor Drauzio Varella.

O evento terá início às 11h, na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria (Rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária, em São Paulo).

O Prêmio USP de Direitos Humanos foi criado pela Comissão de Direitos Humanos da Universidade em 2000, com o objetivo de identificar e homenagear pessoas e instituições que, por suas atividades exemplares, tenham contribuído significativamente para a difusão, disseminação e divulgação dos Direitos Humanos no Brasil.

O homenageado desta 14ª edição do prêmio é médico cancerologista, formado pela USP.

Varella foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS, especialmente do sarcoma de Kaposi, no Brasil. Em 1989, iniciou um trabalho de pesquisa sobre a prevalência do vírus HIV na população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru. Desse ano, até a desativação do presídio, em setembro de 2002, trabalhou como médico voluntário. Atualmente, faz o mesmo trabalho na Penitenciária Feminina de São Paulo.

Na Amazônia, na região do baixo rio Negro, dirige um projeto de bioprospecção de plantas brasileiras com o intuito de obter extratos para testá-los experimentalmente em células tumorais malignas e bactérias resistentes aos antibióticos. É autor de 13 livros, dentre eles, Carcereiros (2012) e Correr (2015), ambos editados pela Companhia das Letras.

É reconhecido pelo trabalho desenvolvido em campanhas de saúde junto à população sobre prevenção à AIDS e em séries televisivas sobre corpo humano, primeiros socorros, gravidez, combate ao tabagismo, planejamento familiar, transplantes, entre outras.

Fonte: Agência USP de notícias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s