Método usa computadores para levantar literatura científica

A busca de informação na internet por meio de palavras-chave é uma atividade trivial, integrada ao cotidiano de usuários do mundo todo. Mas selecionar em meio a milhares de referências aquelas que realmente possuem relevância científica é algo bem mais complicado.

Mais ainda saber como as informações relevantes estão organizadas, como se estrutura a grande área daquele campo de estudos, quais são suas subáreas, quais são as comunidades que nelas atuam ou que conexões as diferentes comunidades mantêm entre elas. Tudo isso é fundamental para quem precisa fazer um levantamento da literatura especializada em qualquer domínio da ciência.

Uma metodologia para fazer esse tipo de levantamento por meios computacionais acaba de ser estabelecida por um grupo de pesquisadores. Artigo a respeito foi publicado no Journal of Informetrics.

“Esse tipo de recurso computacional é cada vez mais necessário não só devido ao volume da literatura especializada como também por causa do aumento da interdisciplinaridade em ciência”, disse o autor principal do artigo, Filipi Nascimento Silva, à Agência FAPESP.

“Devido à interdisciplinaridade, para criar algo novo, o pesquisador de determinada área pode precisar conhecer os artigos de outras áreas com as quais talvez não esteja familiarizado. Por exemplo, um pesquisador em oncologia talvez necessite saber mais sobre a área de redes complexas. A partir de dados de revistas indexadas, que incluem os títulos das publicações científicas, seus resumos e suas citações, criamos um método para mapear as diferentes áreas”, disse o pesquisador do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, onde desenvolve a pesquisa “Abordagem de redes complexas em e-Science e dados dinâmicos”, com Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP.

saiba mais…

Fonte: FAPESP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s