Elsevier lança o CiteScore

O Journal Impact Factor (JIF), indicador utilizado para avaliar revistas científicas ganhou um concorrente: o CiteScore, da Elsevier, uma das maiores editoras de livros e periódicos.

O JIF, produzido pela empresa Thomson Reuters, busca medir a influência de um periódico em determinada área do conhecimento por meio da média das citações recebidas por seus artigos num determinado período. O novo índice é bastante similar ao JIF, mas abrange um número maior de revistas. Enquanto o JIF tem como base o Web of Science, banco de dados científicos da Thomson Reuters, que indexa cerca de 11 mil periódicos, o CiteScore utiliza a base Scopus, da Elsevier, que indexa mais de 20 mil títulos. A nova métrica inclui artigos científicos, editoriais, cartas ao editor, correções e notícias.

A novidade foi vista com reserva por editores de grandes revistas. Isso porque editoriais e cartas recebem poucas citações e podem derrubar o desempenho de periódicos. A revista The Lancet, por exemplo, ocupa a quarta posição na lista do JIF, mas no CiteScore fica fora das top 200. Especialistas ouvidos pela revista Nature afirmaram que, caso o CiteScore torne-se muito usado, suas peculiaridades poderiam alterar o comportamento dos periódicos na esperança de maximizar sua pontuação.

Fonte: FAPESP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s