Descoberta de pesquisadores da USP em São Carlos pode permitir o desenvolvimento de moléculas que inibem o vírus zika

dengueA estrutura física tridimensional de uma proteína cuja ação é crucial para a replicação do vírus zika foi desvendada por pesquisadores do Grupo de Cristalografia do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP.  Intitulada NS5 RNA-Polimerase, a proteína é a principal responsável por copiar o RNA viral (equivalente ao DNA humano) e reproduzi-lo centenas ou milhares de vezes até que a célula onde o zika esteja alojado seja explodida, espalhando as cópias virais pelo organismo hospedeiro.

O vírus zika é transmitido principalmente através da picada do mosquito Aedes, podendo causar febre, dores no corpo, erupções cutâneas e conjuntivite. Ao invadir uma célula, o vírus precisa de uma “casca” que o proteja e lhe permita reconhecer outras células (para invadi-las) e se beneficiar de substâncias presentes nesses ambientes, para que possa sobreviver e se replicar. Segundo o professor Glaucius Oliva, a NS5 RNA-Polimerase é uma das dez proteínas essenciais para que o vírus possa completar o seu ciclo de vida.

Sabendo que a NS5 RNA-Polimerase cumpre um papel fundamental na cópia e na reprodução do vírus, Oliva e seus pesquisadores obtiveram diversas cópias da proteína, através de uma bactéria que fora estimulada a produzir uma enorme quantidade de NS5.

Essas cópias foram purificadas e separadas das outras diversas substâncias liberadas pela própria bactéria. Posteriormente, os cientistas inseriram as proteínas em cristais e utilizaram raios-X para analisar tridimensionalmente a posição dos átomos que formam a estrutura da NS5.

saiba mais…

Fonte: Jornal da USP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s