Expedição da USP atende mais de 880 pacientes em Rondônia

Foram 850 pacientes atendidos: 550 na Odontologia e 300 na Fonoaudiologia, além da entrega e adaptação de 47 aparelhos auditivos. Este é o resultado da 34ª Expedição do Projeto FOB USP em Rondônia. Realizado por professores, alunos e funcionários da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), as atividades ocorreram de 23 de janeiro a 2 de fevereiro de 2017, na cidade de Monte Negro, em Rondônia.

Os participantes da 34ª expedição saíram de Bauru no dia 19 de janeiro e atravessaram 4 estados brasileiros em um ônibus, parando apenas para as refeições e higiene pessoal. Depois de 44 horas de viagem, chegaram na cidade, que fica a 250 quilômetros de Porto Velho. Os trabalhos foram realizados no ICB5, posto que o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP mantêm na cidade; no Setor 4 (um bairro da periferia) e nas linhas rurais próximas ao município.

O projeto existe desde 2002 e realiza expedições à Rondônia três vezes ao ano: em janeiro e em julho. E, em setembro, as atividades ocorrem na comunidade ribeirinha de Calama, localizada na margem direita do Rio Madeira, quase na divisa com o Amazonas. Nestes 15 anos, foram realizados quase 30 mil atendimentos e mais de 100 mil procedimentos (extração, restauração e limpeza dentária, testes fonoaudiológicos e de linguagem, testes de aparelhos auditivos, etc)

Eu e a fotógrafa Cecília Bastos acompanhamos as atividades da 34ª expedição. Esta reportagem dá continuidade ao Especial Calama, publicado em novembro de 2016. E em maio publicaremos um outro especial: vamos falar das atividades desenvolvidas pelo ICB5 em Monte Negro, um posto avançado de ensino, pesquisa e extensão do ICB, existente na cidade desde 1997, e que deu origem aos trabalhos da FOB na cidade.

saiba mais…

Fonte: Jornal da USP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s