Vírus zika: o inimigo se transformando em aliado

Pesquisadores da Universidade de São Paulo realizam estudo contra tumores utilizando o Zika vírus. De acordo com estudos realizados em camundongos o vírus zika pode destruir tumores originados do sistema nervoso central em camundongos.

O trabalho, publicado no periódico Cancer Research de 26/04/2018, avalia as propriedades oncolíticas do Zika vírus brasileiro (ZIKVBR) contra linhagens celulares tumorais de mama, próstata, colorretal e embrionária do SNC. O ZIKVBR foi mais eficiente na destruição de tumores do SNC embrionário. Uma única injeção intracerebroventricular de ZIKVBR em camundongos portadores de xenoenxertos de tumor embrionário humano do sistema nervoso central do cérebro resultou em uma sobrevida significativamente mais longa, menor carga tumoral, menor metástase e remissão completa em alguns animais. Essas descobertas pré-clínicas indicam que o ZIKVBR pode ser um agente eficiente no tratamento de formas agressivas de tumores embrionários do SNC e fornecer informações mecanicistas sobre seus efeitos oncolíticos.

Para ler o artigo completo acesse: DOI: 10.1158/0008-5472.CAN-17-3201(conteúdo com acesso em computadores da USP ou VPN)

Fonte: Cancer Research

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s