Embase indexa artigos da SciELO

A base de dados Embase é especializada nas áreas de ciências biomédicas e da saúde. Neste ano, ela ganhou novos recursos e expandiu o seu conteúdo com o objetivo de qualificar e agilizar o acesso à informação de ponta na área biomédica.

Segundo a Elsevier, editora representante da Embase, conteúdos relevantes como os artigos da SciELO agora integram o trabalho permanente em prol da eficiência do pesquisador e podem ser recuperados na base de dados Embase.

Em 2022, a Embase também passou a indexar preprints dos servidores medRxiv e bioRxiv, beneficiando a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e outras entidades de pesquisa em farmacovigilância e estudos clínicos.

Os preprints agilizam, formalizam e dão visibilidade à comunicação científica – principalmente quando se trata de uma descoberta inédita – cumprindo papel essencial em ensaios clínicos controlados e randomizados (úteis para revisões sistemáticas). Além disso, eles passam pelo processo de indexação baseado no Thesaurus Emtree – uma “árvore de termos” de ciências da vida – que permite otimizar a busca, a identificação e a recuperação de dados, com diferentes formulários de pesquisa e filtros disponíveis na interface da plataforma.

Acesso ao conteúdo da Embase pelo Portal de Periódicos da CAPES

A Embase é considerada referência na área de respostas biomédicas e farmacológicas. Em seu website são apresentados os benefícios que a utilização da ferramenta traz para as áreas de: medicina baseada em evidências, farmacovigilância, desenvolvimento de dispositivos médicos e vigilância pós-comercialização e de medicamentos.

Essa base de dados proporciona estudos de revisão sistemática e integrativa, diretrizes e protocolos clínicos e avaliação de tecnologias em saúde. Todo o processo de revisões sistemáticas e integrativas é delineado por diretrizes reconhecidas internacionalmente.

Fonte: Portal de Periódicos da CAPES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s