KIDS SAVE LIVES BRAZIL

KIDS SAVE LIVES BRAZIL: programa piloto bem-sucedido para implementar CPR em escolas primárias e secundárias no Brasil, resultando em uma lei estadual para uma semana de treinamento em RCP

O Programa conta com a participação de vários docentes da Universidade de São Paulo e da Faculdade de Medicina – FMUSP.

O Brasil é o maior país da América do Sul, com mais de 207 milhões de habitantes. Destes, 15% da população está em escolas primárias e secundárias. A campanha mundial KIDS SAVE LIVES foi implementada pela primeira vez no Brasil como KIDS SAVE LIVES BRAZIL por um grupo de professores associados, pesquisadores e estudantes de pós-graduação das áreas multidisciplinares da Universidade de São Paulo. O programa KIDS SAVE LIVES BRAZIL buscou capacitar a comunidade escolar, pois todos os cidadãos podem salvar uma vida. Conhecer, identificar e tomar ações efetivas em primeiro lugar em parada cardíaca, acidente vascular cerebral agudo e estrangulamento. Usamos um processo de aprendizado específico de competências baseado em “quem ensina, pode aprender melhor”: treinamos membros da comunidade universitária que, por sua vez, foram inscritos como treinadores para os próximos participantes (alunos, professores e funcionários, comunidade ”) no Laboratório de Habilidades da Saúde com manequins de alta fidelidade. Em seguida, esses participantes foram inscritos como treinadores para os membros da comunidade escolar in loco na escola e usando manequins de baixo custo feitos à mão com materiais reciclados. Usando esses manequins artesanais, crianças em idade escolar e adolescentes podem ensinar sua família, amigos e vizinhos. Desenvolvemos e usamos um fluxograma e materiais para diferenciar e difundir o programa KIDS SAVE LIVES BRAZIL (Figura 1). Para entender o cenário na escola, realizamos uma pesquisa sobre os princípios-chave do KIDS SAVE LIVES BRAZIL antes do treinamento. A pesquisa cobriu vários tópicos sobre parada cardíaca e RCP. De 1.366 alunos, recebemos 857 respostas (62,7%), de crianças de 7 a 12 anos (25,3%) e adolescentes de 13 a 20 anos (74,7%). Entre os entrevistados, 11,9% declararam ter testemunhado vítimas ficando inconscientes, 79% declararam não ter conhecimento sobre parada cardíaca, 73,4% declararam que a CPR era um tópico importante na escola e 65% declararam que deveria ser compulsória. Baixos índices de competências efetivas foram declarados antes da intervenção: 7,6% saberiam como checar a capacidade de resposta da vítima e respirar, 30% ligariam para o serviço de emergência médica após nenhuma resposta da vítima, 64,3% discariam o número certo, 31% seriam capazes de seguir orientações sobre compressões torácicas, 2% forneceriam 100-120 compressões / minuto e 6% usariam adequadamente um desfibrilador automático externo. Após o treinamento, as habilidades dos participantes (idade> 9 anos) foram avaliadas: 98,5% realizaram identificação clara da situação de emergência e segurança local, 98,5% conseguiram avaliar a capacidade de resposta da vítima e respirar, 97% puderam pedir ajuda, 95,5% realizaram RCP imediata e 76,1% foram eficazes, 95,5% usaram desfibrilador corretamente (quando espectador> 12 anos), 94% retornaram à compressão torácica imediatamente após e 97% posicionaram a vítima consciente na posição de recuperação. Usando a pesquisa de satisfação autorreferida após o treinamento, 94% relataram boa / muito boa prática de habilidades com manequins de alta fidelidade, 82,1% relataram desempenho bom / muito bom. Começamos a estabelecer uma Lei Estadual 310 (datada de 2 de abril de 2019) para ter uma semana para promover, treinar e disseminar conhecimento, habilidades e atitudes para alunos, professores e funcionários das escolas básicas e secundárias, incluindo a comunidade ao redor, chamado KIDS SALVAR VIDAS BRASIL.

Fig. 1

Referência: KIDS SAVE LIVES BRAZIL: a successful pilot program to implement CPR at primary and high schools in Brazil resulting in a state law for a training CPR week. Nakagawa, N.K.Silva, L.M.Carvalho-Oliveira, R.Oliveira, K.M.G.Santos, F.R.A.Calderaro, M.Souza, H.P.Hajjar, L.A.Motta, E.V.Teixeira, P.W.G.N.Timmerman, S.Semeraro, F.Carvalho, M.J.C.Böttiger, B.W. et al. Resuscitation , Volume 0 , Issue 0

Fonte: KIDS SAVE LIVES

Deixe um comentário